Ainda que existam esforços para a simplificação do sistema previdenciário brasileiro, a complexidade e a burocracia excessiva são rotina na vida dos segurados.
A perícia médica, por exemplo, é uma prova fundamental para a concessão e manutenção de benefícios e, mesmo assim, muitas dificuldades são enfrentadas.
Desde a demora para se conseguir um agendamento, até o descaso vivido por grande parte dos segurados no momento da consulta e avaliação médica.
Os principais benefícios dependentes da perícia médica são:
→ A aposentadoria por incapacidade permanente;
→ Auxílio por incapacidade temporária e auxílio acidente;
→ A aposentadoria da pessoa com deficiência;
→ Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).
Em todos esses benefícios, o INSS precisa comprovar a existência de doenças, deficiências ou condições incapacitantes do segurado.
A comprovação se dá, justamente, por meio da perícia realizada por médico habilitado, que produzirá um laudo indicando a existência e a extensão das más condições de saúde.
O documento é tão fundamental que, a partir dele, o benefício pode ser concedido, negado ou, embora concedido, ter valor maior ou menor.
Em alguns casos, a perícia precisa ser contestada, o que pode ocorrer pela via administrativa, diretamente junto ao INSS, ou judicial, por meio de ação judicial.
Para saber qual a melhor solução para o seu caso, é fundamental a consulta de um especialista na área!
Deixe seu comentário, curta e compartilhe este conteúdo com seus amigos e nos siga para muito mais!